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Como funciona o Prontuário SOAP: Abas S - subjetivo, O - objetivo, A - avaliação.

Natalia Pinheiro Scantamburlo avatar
Escrito por Natalia Pinheiro Scantamburlo
Atualizado há mais de 7 meses

Guia Rápido para Atendimento no SOAP - Registro clínico na Aba S (Subjetivo), O (Objetivo) e A (Avaliação)

Neste vídeo, você aprenderá como realizar o atendimento de um paciente dentro do sistema SOAP. Siga os passos abaixo para facilitar o processo.


Subjetivo (Anamnese)

Passo 1: Iniciar o Atendimento

  • Navegue até a Sala de Espera e escolha o Card do paciente que você irá atender.

  • Para consultas presenciais, clique em "Marcar Presença".

    O botão "Atender" aparecerá no Card.

  • Se for uma Teleconsulta, a presença será marcada automaticamente quando o paciente estiver online. O botão "Atender" aparecerá no Card.


Passo 2: Informações registros anteriores (folha de rosto)

  • Ao clicar em "Atender" você será direcionado para a Folha de rosto, onde todas as informações que já foram registradas por você ou pela equipe estarão disponíveis para serem visualizados.

  • Ao clicar sobre os itens, as informações estarão disponíveis. Por exemplo, em "Percurso Assistencial"


Passo 3: Iniciar a consulta e o registro clínico

  • Para iniciar a consulta, vá até a parte superior direita e clique no botão "Iniciar Consulta"


Passo 4: Preencher o Subjetivo

  • Na aba "Subjetivo", comece pela Anamnese, onde você pode registrar as informações que o paciente relata. Utilize o editor de texto para formatar as informações, ajustando fonte, cor, negrito, listas e tabelas.

  • Se houver modelos pré-configurados já cadastrados, vá até a caixa Modelos selecione o modelo desejado para agilizar o preenchimento da anamnese.

  • Clique em "Adicionar Anexo" para incluir imagens ou PDFs relacionados à consulta.


Passo 5: Registrar Motivos da Consulta

  • Selecione os motivos da consulta de acordo com tabela SIAP

  • Adicione-os os motivos mais prevalentes aos favoritos para uso rápido em consultas futuras. Para favoritar, basta marcar a estrela amarela.

  • Em uma próxima consulta, abra a aba Favoritos e clique no +.


Passo 6: Utilizar a Gravação de Consultas (Inteligência Artificial)

  • Se o Módulo de Inteligência Artificial estiver habilitado no seu usuário, clique em "Gravar Consulta" para registrar a conversa com o paciente. Você terá até 90 minutos de gravação, que será transcrita automaticamente e convertida em uma Anamnese estruturada.

  • Depois de terminada a conversa com o paciente clique em "Finalizar Gravação"

  • Você poderá transcrever toda a consulta com seu paciente clicando no botão verde "Copiar transcrição" e depois clicar em "Gerar Anamnese" para que a IA faça uma Anamnese completa a partir da transcrição da consulta.

Passo 7: Registrar Antecedentes

  • Na aba "Antecedentes", registre alergias, antecedentes pessoais e familiares.

  • Adicione o tipo de alérgeno e os detalhes relevantes, como o primeiro ano de sintomas.


Passo 8: Registro na aba Lembretes

  • As informações inseridas neste campo não serão incluídas no prontuário do paciente, permanecendo exclusivamente no seu registro pessoal.

  • Este campo é útil para anotações que ajudem a lembrar detalhes importantes sobre o paciente ou para registrar informações sensíveis que o paciente prefere não compartilhar no prontuário


Passo 9: Registro em prontuários Anteriores

  • Nesse campo, aparece as informações do prontuário do paciente antes de utilizar à Communicare. Registros feito à mão ou migrados de outro sistema.


Objetivo (Exame Físico)

Passo 1: Preencher o Exame Físico

  • Na aba "Objetivo", registre os dados do exame físico e outras informações clínicas.

  • Use modelos pré-configurados ou adicione anexos para facilitar o preenchimento.


Passo 2: Exames específicos da Oftalmologia

  • Os oftalmologistas podem preencher os resultados de exames nesse campo específico. Ao clicar no botão laranja "Carregar dados da última RE" o sistema preenche automaticamente.

  • Dica: Você pode criar um Modelo em "Orientações" com os dados dinâmicos desses exames. Por exemplo: uma receita de óculos.


Passo 3: Resultados de exames

  • Utilize a aba "Resultados" para inserir os resultados de exames anteriores, e anexar os documentos necessários.

  • Para anexar exames, clique no lápis do exame

  • Anexo o exame que o paciente lhe enviou

  • Ao clicar no link o exame é aberto em uma outra aba

Dica: Usuários de técnico de enfermagem podem inserir esses exames previamente no prontuário.


Passo 4: Lançar procedimentos realizados em consulta

  • Você pode lançar procedimentos realizados em consulta. Basta ir na Aba Procedimentos e escolher qual procedimento cadastrado você realizou.


Avaliação (diagnóstico)

Passo 1 - Hipótese diagnóstica

  • No campo de Hipótese diagnóstica é utilizado para registrar todas as possíveis causas ou condições que podem levar a um diagnóstico.

  • Esse espaço permite que os todos profissionais de saúde insiram e compartilhem informações sobre as hipóteses que os ajudaram a considerar um diagnóstico específico, facilitando a comunicação entre equipes multidisciplinares.

Passo 2 - Diagnóstico

  • Na aba Problema, você poderá escolher se deseja fazer o diagnóstico pelo CIAP-2 ou pelo CID-10.

  • basta escrever o nome do diagnóstico no campo Buscar problema

  • Para favoritar os diagnósticos mais prevalentes e para uma buscar mais rápida, basta deixar a estrela amarela.

  • Na aba Favoritos, basta clicar no + e você adicionará o diagnóstico ao paciente.

  • Caso seu Plano seja o Cuidar, você pode segmentar sua carteira de pacientes elencando os riscos para os pacientes.

  • Os riscos são definidos pelo médico com base na prevalência e gravidade das doenças. Os riscos podem ser classificados em quatro categorias: severo, alto, médio e baixo.

Dica: O sistema faz relatórios clínicos e de riscos dos pacientes.


Para dúvidas adicionais, consulte nossa central de ajuda ou entre em contato com o suporte.

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